Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Crônicas do 7º Encontro do XX Curso da União de Famílias de Schoenstatt do Brasil

O sétimo encontro do XX Curso da União de Famílias do Brasil iniciou-se no dia 08/03/2013, como de costume com a Santa Missa no Santuário. Seguiu-se no sábado, e pela primeira vez não foi na Casa das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, em Santa Felicidade. Neste encontro nos reunimos na casa de retiros Bethânia, no Bacacheri.

Tema do encontro: Ascese de Schoenstatt.

Este encontro marcou o início do nosso terceiro ano de caminhada como comunidade em Curso da União de Famílias de Schoenstatt no Brasil. Somos em 9 casais:

Alexandre e Gil
Joel e Maria Fernanda
Luiz Antônio e Cleonice
Marco Paulo e Rochelli
Maximiliano e Karen
Paulo Junior e Angela
Ricardo e Andressa
Ricardo e Flávia
Ricardo e Franciane

Da missa, destaco a frase escolhida pela Maria Fernanda: “Não vos inquieteis com vossas preocupações. Eu amo os que me amam!” E assim começamos nossa ascese.

A missa foi presidida por Dom Rafael. Não passou despercebido o Dia da Mulher: todas elas receberam flores ao final da celebração. [Até a Maria Clara e a Ane ganharam, e a Angela ficou linda na foto (de cabelo curto!)]. No evangelho ouvimos: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos? ... O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

Dividimos as tarefas do encontro assim:

  • Fazer contato e confirmar os Padres para as missas - Cleonice e Luiz (sexta), Fran e Ricardo (domingo)
  • Preparar a liturgia da Missa de abertura no Santuário - Cleonice e Luiz
  • Preparar a liturgia da Missa de encerramento na Paróquia São João Batista - Cleonice e Luiz
  • Escolher e organizar os cantos para as Missas e etc. - Marco Paulo, Junior, Luiz, Gil
  • Casal responsável por administrar o tempo durante o encontro e também o despertar de domingo - Ricardo e Fran
  • Preparar a lembrança do 7º Encontro - Maria Fernanda e Joel
  • Preparação da acolhida - Rochelli e Marco
  • Preparar a oração da manhã do domingo - Karen e Max
  • Preparar a vivência - Edso e Luciana, Ricardo e Fran
  • Preparar a Via Sacra - Flavia e Ricardo
  • Planejar as atividades dos filhos - Gil e Alexandre
  • Preparar as orações antes das refeições (almoços e jantar) e cafezinhos - Karen e Max
  • Preparação dos cafezinhos na copa (sábado de manhã, sábado de tarde e domingo de manhã) - Rochelli e Marco
  • Fazer abertura e fechamento de despesas na casa (valores e divisão por famílias no check-out) - Maria Fernanda e Joel
  • Registros do Encontro: Fotos e preparação da crônica após o encontro - Angela e Junior
  • Preparar na sala de encontro um pequeno altar com o quadro da Mãe de Deus, do Fundador, um Santuário, toalhas, flor e vela... - Andressa e Ricardo

Na oração da manhã de sábado, Max e Karen nos ajudam a nos centrar no que vamos escutar e já promovem um primeiro pedido para a ascese que almejamos: “Que tenhamos disposição para ouvir e aprender... generosidade e abertura de coração... e fortaleza para concretizarmos na vida diária os propósitos que nos forem inspirados”!

A formação foi riquíssima. Com a presença de casal Olindo e Marilene e da Irmã Maria Fernanda Balan, fomos sendo inseridos em Schoenstatt, nos conceitos de Ideal Pessoal (IP), exame particular (EP), propósito particular (P.P) e Horário Espiritual (HE).

Sobre o ideal pessoal, ouvimos e compreendemos que é necessário um ideal que direcione com segurança toda a nossa vida e lhe confira vigor e entusiasmo. Há que se estudar cuidadosamente todas as predisposições naturais, sobretudo a paixão dominante e a atuação da graça. Uma boa pergunta que devemos nos fazer: como quero expressar o meu amor a Deus? Ninguém opta por um ideal que não lhe corresponda inteiramente.

O exame particular e o horário espiritual são dois meios práticos que ajudam na realização do ideal pessoal.

O horário espiritual procurar garantir o alimento para que nossa vida de cristãos seja rica e vigorosa. Precisamos regularmente de alimento espiritual;

O propósito particular é nosso campo de luta pela santidade. É onde concentramos nossos esforços de modo a avançar na conquista do nosso ideal pessoal. É a nossa escolha concreta por um alvo a atingir.

O exame particular é a arma para a luta. Uma vez definido o alvo, várias vezes ao dia nos examinamos para verificar se estamos no caminho correto. Vencido o alvo, escolhemos o outro, sempre em busca do nosso ideal pessoal.

Conquistamos nosso ideal pessoal passo a passo, propósito particular por propósito particular, por meio do exame particular e do horário espiritual.

Com a formação, já fomos inseridos na metodologia para ascese em Shoenstatt, identificando pontos fortes e fracos de determinada paixão dominante, buscando alcançar harmonia no crescimento de nossa personalidade e no vínculo com Deus (oração), conosco mesmo (ordem e disciplina), com o próximo (fraternidade e apostolado) e com o trabalho (responsabilidade).

A figura abaixo ilustra nosso aprendizado nesse encontro:


Com a formação em dia e enriquecida por nossos formadores de forma atenta a nos entusiasmar para o crescimento, no final da tarde foi hora de relaxar: boa parte do curso saiu para o parque da casa de retiros e se divertiu em comunidade jogando bola, tanto os homens como as mulheres.

Também nos jardins tivemos a graça da Via Sacra. Momento de meditação e oração, contemplando os mistérios da nossa Salvação! E os desenhos de nossas crianças representando cada estação.

As crianças tiveram a oportunidade de crescer trabalhando juntas: e ainda contribuíram com a Jornada Mundial da Juventude preparando os terços que seriam distribuídos aos jovens que estariam mais tarde no Rio de Janeiro com o Papa Francisco.

Encerramos nosso encontro com a Celebração Eucarística na Paróquia São João Batista, no Tingui. Esta paróquia tem a graça de ter um Santuário-Paroquial, o único até agora em Curitiba. No final da missa, tiramos nossa tradicional foto do Encontro:


Curitiba, 08 a 10 de março de 2013

Paulo Cesar Starke Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário