Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Crônicas do 8º Encontro do XX Curso da União de Famílias de Schoenstatt do Brasil

O oitavo encontro do XX Curso da União de Famílias de Shoenstatt do Brasil teve como tema o Matrimônio. E foi precedido de uma riquíssima dinâmica pela renovação dos nossos sacramentos. Durante 9 dias, de 3 de julho a 11 de julho, os casais do nosso curso rezaram preparando-se para uma nova entrega em aliança sacramental, confiando no poder e intercessão da nossa Mãe celestial querida. Foi um verdadeiro caminho espiritual para nossos casais!

No dia 12 de julho celebramos juntos a Eucaristia no Santuário Tabor Magnificat. E neste momento outra graça tivemos: a Aliança de Amor do casal Alexandre e Gil Rossi. Por uma predileção, eles não haviam participado junto com o curso da Aliança de Amor no dia 18/05/2013. E agora, diante da comunidade de amigos e irmãos, selaram sua aliança com Maria como casal!

Nos dias 13 e 14 fomos imersos em formação sobre o Matrimônio. Iniciamos com um capitalário numa imagem do matrimônio, preparado pelo casal Ricardo e Flávia. Tivemos a graça de ouvir o casal Olindo e Marilene e também Dom Rafael falarem sobre o Sacramento do Matrimônio, sua matéria, forma e graça.

Escutamos que o matrimônio é o amor que existe. A maior expressão da nossa fé. Fé que se inicia na certeza de que somos filhos de Deus, nossa origem. Amantes de Deus. Partícipes da Criação. E pela identificação de que o pecado é a causa da nossa dificuldade. E que o caminho fácil para resolver os problemas do casamento é a solução dada pela sociedade, o divórcio.

Como nós queremos resolver nossos problemas: Cristo restaura a humanidade. A pergunta é: Como Cristo ama?

Quais os elementos do matrimônio que precisamos recuperar diariamente?
- consentimento, livre: eu quero dar a minha vida por você. O problema não é do outro, é meu pois preciso me doar, que eu não pare de me doar.
- fidelidade indissolúvel: hoje eu sinto, amanhã eu não sinto. O sacramento transforma o que eu sinto no amor definitivo. Coloca-nos no definitivo.
- abertura para a vida no amor.

Onde está nossa segurança e felicidade? Está na disposição. Não está na preparação, na hora certa. Se Deus me dá, eu quero viver o amor.

O sacramento do matrimônio é a graça onde eu coloco meu amor, minha fé, minha esperança.

Temos que cuidar dos perigos que rondam o matrimônio no nosso dia a dia:
- excesso de trabalho
- rotina – precisamos sermos novos todos os dias (não novas tarefas, afazeres, mas o eu deve ser novo)
- ciúme exagerado – insegurança faz muito mal
- só pensar nos filhos
- casamento como negócio
- amigos que atrapalham
- indiferença aos sentimentos
- não ter tempo livre
- desleixar a aparência.

Resumindo, a crise da família pode se resumir na crise de instintos humanos, aumentando a importância da autoeducação.

E para alcançá-la, a autoeducação, precisamos de tempo para rezar. O tempo para a oração tumultua meu interior pois faz refletir. É um aspecto que deve ser privilegiado. Sempre ao lado de Maria. Ela que pediu para Jesus participar do sacramento do matrimônio. E Ele abençoou as alianças.

Como características da relação esponsal, vimos:
- que a atração é a raiz do amor
- possui caráter unitivo
- é um mistério de vida e de amor
- e um ato de liberdade.

Só a mulher dá sentido para a vida do homem. E vice-versa. Os esposos devem atrair-se e complementar-se, condicionar-se e desejar-se mutuamente. “O homem, única criatura querida por Deus por si mesmo, se encontra plenamente no sincero dom de si mesmo”!

Durante a formação, fomos apresentados também à nossa árvore de família: o casal é a raiz sólida e profunda desta árvore. A paternidade e a maternidade são o tronco, onde a copa, os filhos, vão sustentar-se para crescer!

Na noite de sábado tivemos o momento alto do Encontro, a renovação do Sacramento do Matrimônio dos casais do XX Curso da União de Famílias. Muito bem preparado, repleto de símbolos, e cheio de entrega! “Maria, Rainha de Schoenstatt e desta terra santa, vem até nós, a nosso amor de esposos e inunda-nos com a claridade de tua luz. Reina em cada um de nossos lares. Transforma-os em teus pequenos Santuários, de onde se irradie tua luz que chegue a muitas famílias, a nossos lugares de trabalho, a nosso apostolado, a tantos esposos que necessitam de ti e do Senhor!... Levaremos ao mundo tua luz, a luz de Cristo!”

Neste encontro também tivemos mais um marco para nossa caminhada, a eleição do casal Maximiliano e Karen como coordenadores para os próximos 12 meses! Foi na alegria expressa no rosto do casal Ricardo e Franciane, que deixaram a coordenação após um ano de trabalho, que os novos coordenadores foram acolhidos pelo Curso!

Assim como começamos, encerramos o encontro com a Eucaristia no Santuário Tabor Magnificat.

Termino esta crônica com parte da oração que rezamos no 2º dia de novena em preparação para nosso encontro:
“Vós nos pensastes um para o outro. Vós nos quereis como unidade, quando, no encontro conjugal, damo-nos inteiramente um ao outro. Vós nos quereis também como unidade de espírito, quando pensamos juntos. Quereis que sejamos, de fato, uma unidade, quando empreendemos algo juntos. Quereis que sejamos uma unidade de corações, quando sofremos juntos. Vós nos quereis como unidade de corações, quando nos amamos um ao outro. Vós nos quereis como unidade plena do nosso ser, quando entre nós circula a corrente de amor.”

Curitiba, 12 a 14 de julho de 2013

Paulo Cesar Starke Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário